A Associação das Famílias do Pecém é uma instituição filantrópica sem fins
lucrativos. Foi fundada em 07 de dezembro de 1988 pelas famílias da
comunidade, com o objetivo de dar sustentabilidade as famílias que viviam em
situação de vulnerabilidade social. Na época a comunidade era muito carente e
viviam em casa de taipa, sem água tratada e saneamento básico, sobreviviam
da pesca e da agricultura de subsistência. Na região existia um alto índice de
mortalidade infantil. Um dos primeiros trabalhos da Associação foi conseguir filtros e banheiros
para as famílias mais carentes. No início o principal foco da instituição eram as
crianças de zero a cinco anos, pois o grau de desnutrição era alarmante. A
Associação recebeu um grande parceiro: O FUNDO CRISTÂO PARA
CRIANÇAS, que através de apadrinhamentos estrangeiros e brasileiros, firmou
um convênio de carta acordo, e deu sustentabilidade social a nossa comunidade,
melhorando muito a vida das famílias. Com este trabalho de associativismo,
conseguimos superar vários problemas, como implantação de uma creche na
localidade de Caraúbas, com a parceria do Governo Municipal, engajamento de
jovens em cursos profissionalizantes, jovens que fizeram faculdade através da
associação, construção de moradia para famílias que viviam em casa de palha,
facilidade de empregos para alunos que foram preparados por cursos, atividades
e oficinas.
A Associação das Famílias do Pecém desenvolve ações mobilizadoras e reivindicadoras junto as famílias, buscando a conquista da cidadania mediante a realização de projetos sociais, sem discriminação, mantendo parcerias com o poder público, instituições privadas, e instituições não governamentais, objetivando o desenvolvimento sustentável.
Visão de FuturoSer reconhecida como instituição de referencia no desenvolvimento humano, deixando como legado um crescimento social na comunidade, mantendo o equilíbrio entre os interesses da comunidade, seus doadores e colaboradores.
ValoresÉtica, responsabilidade, autonomia, transparência, integridade e solidariedade.
GestãoA gestão da nossa instituição é feita pela diretoria, que executa as ações, conselho fiscal que fiscaliza todas as ações e a Coordenadora Executiva que articula, coordena projetos, atividades sociais e representa a instituição em todas as estâncias. A comunidade também faz parte do processo: avaliando e dando opinião sobre as atividades que estão acontecendo, as que deverão ser implantadas e o que deve ser modificado. Todas as reuniões são registradas em atas, fotografadas e evidenciadas com as listas de presença. Os encaminhamentos são registrados em planilhas para serem solucionados até o mês seguinte, e, suas resoluções serão pautas para próxima reunião ordinária
A Associação recebeu um grande parceiro: O FUNDO CRISTÂO PARA CRIANÇAS, que através de apadrinhamentos estrangeiros e brasileiros, firmou um convênio de carta acordo com a entidade e deu sustentabilidade social a nossa comunidade, melhorando muito a vida das famílias.
Objetivo GeralFirmar uma relação de apadrinhamentos estrangeiros e brasileiros, com crianças afim de desenvolver um relacionamento social e de alguma forma ajudar as famílias necessitadas, contribuindo assim com o desenvolvimento social e intelectual destas crianças.
Pessoas que fazem parte desse time, ajudando a construir e realizar sonhos!